VII Encontro Nacional de Renas – Manaus

Abertura do VII Encontro Nacional Renas, ocorrido na cidade de Manaus

Manaus, capital do maior estado brasileiro, foi palco do VII Encontro Nacional Renas que ocorre anualmente organizado pela Rede Evangélica de Ação Social. Com o tema Vida em abundância: ação social, sustentabilidade e justiça, o Encontro aconteceu entre os dias 13 a 15 de setembro nas dependências do Hotel Tropical às margens do Rio Negro.

O Encontro desta vez privilégio os grupos de debates e momentos para novas amizades. Isto foi possível pelo formato do encontro que organizou cerca de 400 pessoas em mesas de 10 pessoas, proporcionando a discussão, conhecimento  e troca de experiências entre membros de diversas redes, associações e Ong’s participantes desta sétima edição do Encontro.

Em parceria com o Encontro Renas, aconteceu simultaneamente o Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde (CENPS) que teve por tema: “Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral”.

No Encontro, houve plenárias principais onde palestrantes alinhados com o tema expuseram seu conteúdo bíblico teológico com foco na Missão Integral analisando os pontos levantados por este VII Encontro. Entre os preletores estiveram os pastores Timóteo Carriker (Santa Catarina), Ronaldo Lidório (Amazonas) e Ariovaldo Ramos (São Paulo). Houve também devocional realizada pelo pastor José João Mesquita da Igreja Presbiteriana de Manaus.

Além das plenárias principais, o inscrito no evento pode participar de duas oficinas em dias distintos. Ao total 12 oficinas foram oferecidas, contemplando uma variedade de temas como “Incidência em politicas públicas: um convite a participação”, “Ribeirinhos – À margem dos rios, incluídos no Reino”, “A questão social entre os povos indígenas”, “Missão Integral: mobilização e engajamento da igreja”, “Vida em abundância no olhar da criança” entre outras.

No decorrer do Encontro houve uma participação de um grupo evangélico de indígenas da tribo Ticuna, onde cantaram o hino nacional e um louvor a Deus com seus instrumentos e em sua língua nativa e vestidos com trajes típicos.

Grupo evangélico de indígenas da tribo Ticuna participou cantando o hino nacional brasileiro e um louvor de adoração a Deus

Os Encontros de Renas têm a cada ano mostrado seu valor e importância, chamando a atenção de diversos órgãos governamentais, prova disto foi a participação da Secretária de Ação Social do Estado do Amazonas, Graça Prola, que esteve presente prestigiando o evento e trazendo uma palavra em nome do governo e apontando os desafios que o estado do Amazonas tem com os mais necessitados.  Outra participação neste sentido foi de Lais de Figueiredo Lopes que esteve representando o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da Republica, Lais trouxe uma saudação em que destacou a importância do trabalho das organizações da sociedade civil, complementando as ações do governo, principalmente pela qualidade do trabalho em rede e pela capilaridade em diversos setores na sociedade. Também destacou a participação de RENAS na elaboração do documento do Novo Marco Legal do Terceiro Setor por meio da filiada Visão Mundial. Também esteve presente com a família o sociólogo Alexandre Brasil, apoiador e incentivador de Renas e de seu trabalho em rede. Alexandre recentemente aceitou um convite do governo federal para trabalhar em Brasília assumindo o cargo de Assessor no Departamento de Diálogos Sociais, ligado direto a Secretaria-Geral da Presidência da República. Sua família esteve presente a frente do auditório do Encontro e recebeu uma oração feita pelo pastor Ariovaldo Ramos, pedindo que Deus lhe de sabedoria neste cargo e nesta mudança em sua vida.

O Encontro de Renas encerrou-se no sábado pela manhã com quase 200 pessoas participando da Ação Ribeirinha organizada por Renas Manaus juntamente com os Médicos de Cristo onde tiveram a oportunidade de por meio de três barcos missionários, visitarem duas comunidades ribeirinhas e realizar diversas ações de saúde, higiene, prevenção, atividades artesanais e recreação com as crianças.

Deus esteve conosco neste Encontro em Manaus onde pudemos abençoar e ser abençoado. Onde diversas associações, redes e Ong’s puderam trocar contatos e experiências entre si com a finalidade de promover a justiça, ampliar ações sociais e articular sustentabilidade, enfim, sinalizar o Reino de Deus nesta terra que a nós foi confiada. O próximo Encontro Renas já teve seu local anunciado, será na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Prepare-se desde já para estar conosco em setembro de 2013.

Texto e fotos: Alex Fajardo

Veja mais fotos do VII Encontro aqui 

 

Publicado em Blog, Durante, Pós-encontro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Últimas do blog