Depoimento de Timóteo Carriker

Timóteo Carriker, um dos preletores do VII Encontro Nacional de Renas apresenta seu testemunho e impressão do Encontro em Manaus

Tive uma experiência nova. Participei do VII Encontro da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), de 13 a 15 de setembro de 2012, na cidade de Manaus. O tema foi “Vida em Abundância” enfatizando a relação do cuidado do meio ambiente com a o desenvolvimento social. Fiquei impressionado por vários motivos…

Primeiro, eu não imaginava que um encontro nacional iria atrair tanta gente para Manaus e pessoas de todo o Brasil, especialmente quando se tratava de ministérios evangélicos sociais. Mas atraiu cerca de 400. E aprendi que isto já é a política da organização: ter encontros nacionais não somente em São Paulo ou na região sudeste, mas intencionalmente em grandes centros no país todo. Tanto que este foi o sétimo encontro em 10 anos, sendo os anteriores respectivamente nas cidades de Luziânia, GO (2011), Recife (2010), Rio de Janeiro (2009), Curitiba (2008 ), Belo Horizonte (2007) e Araçariguama, SP (2006). Isto, por RENAS é, de fato, uma rede e se comporta como tal. Em cada encontro nacional o grupo de RENAS local (está vez foi a RENAS de Manaus) organiza o evento. Assim é bastante participativa, o que quebra um pouco o mito mantido por outras organizações evangélicas que defendem a necessidade de encontros sempre no Sudeste.

Segundo, o evento não girava em torno de grandes palestrantes. Se bem que três palestrantes conhecidas possam ter motivado a audiência. Penso em Ronaldo Lidório, Ariovaldo Ramos e José João Mesquita, pastor da Igreja Presbiteriana de Manaus com cerca de 8.000 membros. Mas além destes, também ouvimos líderes do governo estadual e federal que militam na área de assistência social. Mas o melhor ainda eram as oficinas com diversos grupos de engajamento social nas tardes e as conversas de grupos de 5-10 pessoas ao redor das mesas durante as plenárias para discutir as palestras e estudos apresentados.

Mais uma impressão boa que vai ficar comigo por muito tempo… Durante anos escrevo, exponho e dou aulas a partir da perspectiva da missão integral, essencialmente a insistência de manter juntos o anúncio do evangelho para a transformação de vidas com demonstrações da compaixão e justiça de Deus em ações de misericórdia. Fácil dizer, difícil a praticar. Neste evento convivi não com alunos de escolas evangélicas ou ouvintes de igrejas locais. Convivi com praticantes da missão integral dos mais diversos ministérios. Como isso foi bom para mim. Senti mais um pouco o cheiro do reinado de Deus dentro do nosso tempo e dentro do nosso espaço.

 Timóteo Carriker

Publicado em Blog, Durante, Pós-encontro
Um comentário sobre “Depoimento de Timóteo Carriker
  1. prgalba disse:

    Olá prof Timóteo Carriker,

    Bom lhe encontrar aqui em Fortaleza em Set/2013. Fui seu aluno no mestrado de Teologia no Seminário Presbiteriano de Fortaleza. Que Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Últimas do blog