Bases bíblicas da equidade

PassarosNós, cristãos, não cremos e nem incentivamos em mundo sem Deus. Cremos que Deus é justo e equitativo em seu caráter, sendo isso que Ele demanda de nós, seu povo.

Jesus é o modelo da equidade de Deus. Em sua regra de ouro e no resumo dos mandamentos o caminho da equidade foi estabelecido. Da regra de ouro Jesus afirma que “esta é a Lei e os Profetas”. Do mandamento diz que “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. A lei está a serviço da equidade. A lei deve produzir equidade e os profetas não apenas devem falar (profetizar) da equidade, mas serem agentes e instrumentos de Deus para a concretização da mesma.

Jesus está nos alertando – a pecadora tendência humana – para não demonstrar favoritismo no amor, omitindo certas seções da lei de Deus com referências a certas pessoas. Equidade não permite esse tipo de favoritismo. Tiago 2.8-10 diz:

“Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.”

Nossa reflexão no 9º Encontro RENAS irá explorar essas e outras implicações!

• Jorge Henrique Barro será o preletor da plenária “Bases Bíblicas da Equidade” no 9º Encontro Nacional da RENAS.

Quem é Jorge Henrique Barro?
Doutor em Estudos Interculturais pelo Fuller Theological Seminary (California/EUA), leciona disciplinas na área de Teologia Prática. É um dos fundadores da FTSA (Faculdade Teológica Sul Americana) de Londrina (PR) e atual Diretor de Desenvolvimento Institucional da faculdade. Também é presidente da FTL (Fraternidade Teológica Latino-americana) e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

INSCREVA-SE!
Faça sua inscrição no 9º Encontro RENAS. Dia 31 de agosto é o último dia!

Publicado em Prepare-se Marcado com: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Últimas do blog