O 10º Encontro RENAS quer integrar fé e prática no contexto brasileiro a partir da caminhada com Cristo

Not_27_08_15_Desenho_EncontroRENAS“Seguir a Jesus: ver, sentir e agir – Igrejas e organizações sociais em rede pela vida plena”. Este é o tema do 10º Encontro Nacional da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), que acontecerá de 24 a 26 de setembro, em Araçariguama, SP.

A RENAS reúne organizações e redes de compromisso social evangélicas no Brasil todo. O tema do encontro deste ano é uma tentativa de síntese da caminhada de mais de dez anos que a RENAS faz, no esforço de integrar fé e prática no contexto brasileiro a partir da caminhada com Cristo.

A própria programação do 10º Encontro é uma prova deste esforço ao reunir em suas plenárias: oração, louvor, reflexão bíblica, dados da realidade, boas práticas e troca de ideias. A programação também evidencia que seguir a Cristo tem como resultado promover vida plena para todos (crianças, adolescentes, jovens e idosos).

Além disso, o Encontro vai realizar quatro fóruns com os seguintes temas:

– Corrupção
– Acolhimento familiar
– Comunidades terapêuticas
– Violência contra a criança

O 10º Encontro RENAS vai acontecer no Vale da Benção, em Araçariguama (SP) e quer reunir gente que trabalha com ação social cristã e líderes de igrejas. RENAS São Paulo, Editora Ultimato e Visão Mundial são as promotoras do evento, com o apoio da Tearfund.

Conversamos com Débora Fahur, do Vale da Benção, e uma das fundadoras da RENAS. Na entrevista a seguir, ela fala sobre a importância de eventos como este e que “seguir a Jesus é uma honra, é uma alegria, é uma sensatez”.

***
O 10º Encontro vai acontecer no mesmo lugar em que aconteceu o primeiro. Isso mostra que na bonita história da RENAS, o Vale da Benção está desde o início. O que fez o Vale continuar com a RENAS nestes mais de dez anos?

Foto: Débora Fahur apresenta cartilha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Encontro RENAS de 2013 / Fotografia: LifeStream

Foto: Débora Fahur apresenta cartilha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Encontro RENAS de 2013 / Fotografia: LifeStream

Um dos valores do Vale da Benção é construir parcerias. Entendemos que trabalhar com a RENAS, é uma oportunidade de praticar a construção de novas parcerias e trabalhar para a manutenção das que já fomos conquistando ao longo dos anos. Estar com RENAS é um  aprendizado constante. É também uma alegria continuar caminhando com irmãos e irmãs que nos ajudam a vencer as lutas e desafios diários.

O que mudou de lá para cá nos Encontros RENAS? O que a RENAS aprendeu?

No primeiro Encontro, buscávamos uma identidade, algo que nos mantivesse juntos como Rede. Eram os primeiros passos no aprendizado do que é REDE, seu funcionamento e uma disposição muito grande em nos manter juntos.

Com o passar dos anos, os Encontros RENAS passaram a ser o exercício de SER REDE. Muitas iniciativas em conjunto aconteceram, muitas ideias surgiram e muita gente teve oportunidade de trabalhar em conjunto, apresentando resultados animadores.

Hoje, creio que RENAS é uma incubadora de experiências exitosas e também de experiências com menos resultados.

Aprendemos que para nos manter juntos como REDE, em primeiro lugar, precisamos pagar o preço do desconforto, dos erros e acertos, de nem sempre

estarmos cem por cento de acordo com a direção apresentada pelo grupo. Mas aprendemos na prática, que há desafios que somente se alcançam na união de  pessoas e organizações diferentes. Quanto mais diferença, maior complementaridade. Quanto maior complementaridade, mais impacto e mais união de propósitos.

Qual sua expectativa para o 10º Encontro?

Encontrar amigos, pessoas da caminhada de 10 ou mais anos. Conhecer novas pessoas e organizações que vem se juntando a RENAS e que fazem do Encontro Nacional,  a oportunidade de recarregar nossa criatividade, nossa fé, nossa confiança em Deus. Espero também que seja um tempo de recebermos as bênçãos-surpresa do Pai. Chamo de bênçãos-surpresa novas ideias que começam numa mesa de refeição, novas amizades que começam de um pequeno bate-papo. Um renovo de Deus através da convivência com os irmãos.

Por que o Encontro RENAS é importante para a igreja brasileira e para a sociedade?

As organizações e denominações evangélicas filiadas à RENAS representam uma grande e importante parcela da sociedade civil organizada na elaboração, execução e monitoramento da Política da Assistência Social no Brasil. Em seu último levantamento, a RENAS divulgou que alcança mais de 3 milhões de pessoas em diferentes ações sociais, educacionais, na área de saúde, etc. Sabemos que este número é bem maior, se abrangermos também os atendimentos indiretos realizados por estas organizações. Todas estas ações são de suma importância para a sociedade brasileira, principalmente para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

No Encontro RENAS, temos a oportunidade de agregar representantes destas diferentes organizações e desafiá-los para que atendam mais, para que sejam mais qualificados. Desta forma, a igreja brasileira e sociedade em geral são beneficiadas.

“Seguir a Jesus” é o tema do próximo Encontro. Por que devemos refletir sobre isso?

Seguir a Jesus é uma honra, é uma alegria, é uma sensatez.

Devemos refletir sobre este tema para que possamos nos apropriar mais do evangelho do Reino, que é paz, justiça e alegria para todos os homens. Para que possamos, em nossas ações, refletir o nosso mestre Jesus Cristo, que andou por toda a parte fazendo o bem.

Qual a sua oração quanto ao próximo Encontro?

Que o 10º Encontro RENAS seja uma expressão da unidade, de momentos agradáveis e de recebermos, juntos, bênçãos Daquele a quem queremos seguir: Jesus!

***

Serviço:
10º Encontro Nacional RENAS
Data: 24 a 26 de setembro de 2015
Local: Vale da Benção – Araçariguama (SP)
Inscrições e informações: http://encontro.renas.org.br
Programação: http://encontro.renas.org.br/programacao/

Publicado em Prepare-se Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Últimas do blog