O Encontro

Logo_Renas_Encontro2014-01Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34b)

Inicialmente, este curto convite feito por Jesus parece ser mais um “não convite”, exatamente por causa do desafio tão radical a que nos convoca. Começa com um chamamento voluntário e consciente: “Se alguém quiser vir…”. O convidado é informado pronta e claramente que seguir a Jesus equivale a “andar atrás” de Jesus. Não há como seguir por um atalho ou inventar a direção. O senhor do convite acrescenta: “negue-se a si mesmo”. Identidade, agenda, propósitos, ênfases, recursos devem ser plenamente convertidos à missão de Jesus: “tome a sua cruz e siga-me”.

Mas não é apenas “andar atrás” de Jesus. Ele nos chama para “andar em sua companhia”, para participarmos, junto a ele, de sua obra de reconciliação. O “tomar a cruz” e o “negar-se a si mesmo” se dão num ambiente de contentamento, de realização. Pois para quem foi reconciliado por Cristo não há nada melhor do que isso.

Se o seguirmos, para onde ele nos conduzirá? “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, pregando o evangelho do reino, ensinando em suas sinagogas e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4.24). Jesus nos leva a ver a realidade das pessoas, tanto na cidade quanto nos campos; ele nos faz sentir as necessidades do próximo em todas as suas carências, e ele nos leva a agir pelo bem e pela dignidade do outro e da outra.

No 10º Encontro Nacional RENAS, somos convidados a refletir sobre nosso seguimento a Jesus: os desafios trazidos pela desigualdade em nossos contextos e as antigas e as novas injustiças que ferem o próximo e tocam o coração de Deus. Como Jesus, queremos ser sensibilizados “com íntima compaixão”. E mais do que ver e sentir, queremos renovar nosso compromisso como seguidores de Cristo. Para que haja shalom para todos em nossa terra.

Igrejas e organizações sociais em rede pela vida plena. Que assim seja nosso seguimento a Jesus!

Jailma, Tércio e Soraya
Grupo coordenador da RENAS

Clemir, Débora, Gerhard, Welinton, Klênia, Lissânder e Tania
Equipe de apoio do 10º Encontro

Últimas do blog