Preletores 2011

Preleções:

Ariovaldo Ramos, ou simplesmente Ari, como muitos o chamam, é escritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja. Atualmente ministra na Comunidade Cristã Reformada.
Carlos Queiroz, cearense, pastor da Igreja de Cristo, em Fortaleza (CE). É diretor executivo da ONG Diaconia e autor de “Ser É o Bastante – felicidade à luz do Sermão do Monte”.
Ricardo Barbosa de Sousa é pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília. É autor de “Janelas para a Vida” e “O Caminho do Coração”.

Louvor

Carlinhos Veiga, músico e pastor presbiteriano em Brasília (DF). Carlinhos possui seis trabalhos solos gravados: “Terra” (1995), “Menino” (1999), “Mata do Tumbá” (2002), “Santa Louvação” (2003), “Siripequi – entre mangues e cerrados” e “Flor do Cerrado” (2007), com o apoio cultural do Fundo de Arte e Cultura do Governo do Distrito Federal. O cantor acaba de lançar o DVD “Chão”.

 

Nordestino do Maranhão, radicado em Brasília, o músico Rubão é um compositor e instrumentista conhecido por sua versatilidade musical e veia poética. O Reggae é o estilo que marca suas apresentações. Rubão tem em seu currículo quatro CD’s com a Banda Cia. de Jesus.

Plenárias

I. Brasil: Conjutura Política e Social

Denise Ratmann Arruda Colin possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universal Católica do Paraná (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Fotógrafa: Ana Nascimento/MDS
Jane Marina Vilas Bôas (facilitadora) é Cientista Social pelo IFCS/UFRJ e pós graduada em Antropologia pelo PPGAS/UFRJ. É assessora de Marina Silva desde 1999. Atualmente participa da organização do Instituto Marina Silva, na coordenação da área de “Fé e Cidadania”.

II. Engajamento e Participação em Políticas Públicas e Marco Regulatório do Terceiro Seto

Alexandre Brasil vai debater sobre o tema “Engajamento e Participação em Políticas Públicas”. Ele é formado em sociologia, com pós-doutoramento pela Universidade de Barcelona, professor do NUTES/UFRJ, onde serve atualmente na condição de diretor. Também é um dos articuladores da Rede FALE.

III. Projetos de prevenção à exploração sexual da criança do e adolescente no turismo

Elisângela Machado é doutoranda em Transportes e mestre em Transportes Urbanos pela Universidade de Brasília, MBA em Gestão do Turismo e Hotelaria pela Universidade de São Paulo ECA/USP e Faculdade Cambury, bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. É coordenadora de projetos de turismo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília.

IV. Participação em Conselhos de Direitos

Mediador: Ronaldo Martins, jornalista da TV Senado em Brasília (DF).

Mesa redonda:

Programa Brasil Sem Miséria. Qual o papel da igreja?

Oficinas (temas gerais):

Cuidando dos cuidadores: desenvolvendo habilidades de cuidar de si para cuidar do outroMirna Filadelfo Leite Flores é psicóloga, com experiência de trabalho em ONG’s e em atendimento de pessoas com transtornos psicológicos e psiquiátricos. É professora da UNIECO (Faculdade de Teologia) em Brasília (DF). Desenvolve ministério de aconselhamento cristão na Igreja Batista em Valparaíso (GO).
  Socorro Emergencial em Situação de DesastresMário Maeda é engenheiro industrial, pós-graduado em Gestão de Negócios. Tesoureiro e instrutor da Rede SOS Global e 2º tesoureiro da AME (Associação Missão Esperança).
  Um Lugar Seguro para as CriançasLuciana Falcão é coordenadora nacional do Projeto Calçada (Lifewords) e uma das articuladores da Rede Mãos Dadas

 Oficinas (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio):

Enfrentando a pobreza (ODM 01: Acabar com a fome e a miséria)

Lilian Emerique

Formada em Direito, pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, professora da FD/UFRJ, pesquisadora na área de direitos humanos, foi obreira da ABUB.

Em busca de uma educação básica de qualidade (ODM 02: Educação básica de qualidade para todos)

Cida Mattar

É pedagoga com licenciatura em administração e supervisão escolar, co-fundadora e diretora executiva da AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios) e diretora da escola Jardim da Boa Semente. Atuou como coordenadora do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte (MG).

Igualdade de Gêneros

(ODM 03: Igualdade entre sexos e valorização da mulher)

Leides Barroso de Azevedo Moura

É doutora em Ciências da Saúde, professora de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do curso de Enfermagem e de pós-graduação do Centro de Estudos Multidisciplinares e Acadêmicos do curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília (DF). Trabalha com projetos na área de violência baseada em gênero, empoderamento e promoção de saúde.

Lutando pela vida das crianças e das gestantes

(ODM 04 e 05: Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes)

Neilza Costa

Assistente social, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós graduada em Psicologia Social e Comunitária. Atualmente atua na coordenação da campanha “Saúde para as crianças primeiro” da ONG Visão Mundial, que visa a redução da mortalidade infantil de filhos de mães adolescentes.

AIDS, Malária e outras doenças

(ODM 06: Combater a AIDS, a Malária e outras doenças

Daniela Barros

É doutora em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, professora da graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília e da residência multiprofissional do Hospital Universitário de Brasília. Trabalha com projetos na área de formação de recursos humanos e políticas públicas de saúde. Em 2011, iniciou o “Projeto Educação em Saúde Solidária em Moçambique”.

Mobilizando igrejas para as questões socioambientais

(ODM 7: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente)

Andrea Ramos Santos e Raquel Arouca Andrea é ecóloga, Raquel bióloga. Ambas são especialistas em Educação Ambiental e coordenadoras dos projetos de educação ambiental (Rede de TransformAção) e mobilização (Igrejas ECOcidadãs) da ONG ambiental e cristã A Rocha Brasil (www.arocha.org).

Últimas do blog