Preletores 2012

Preleções:

Ariovaldo Ramos, ou simplesmente Ari, como muitos o chamam, é escritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja. Atualmente ministra na Comunidade Cristã Reformada. Idealizador dos Seminários Missão na Íntegra.* Realizará preleções na plenária do Encontro de Renas e também no CENPS.
Timóteo Carriker, Co-obreiro da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América com a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Realiza pesquisa e produção de material missiológico. Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia em Estudos Interculturais na Escola de Estudos Interculturais do Seminário Teológico Fuller.
Ronaldo Lidório é missionário, pastor, teólogo e escritor. Atuou quase dez anos na África com plantio de igrejas e tradução bíblica para a língua Limonkpeln de Gana, com apoio da APMT, Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. Atualmente, lidera uma equipe missionária na Amazônia.
Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega Ribeiro é Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Lisboa -ISCTE- (2009). Mestrado em Educação – Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2003). Especialização* em Antropologia da Religião – Faculdades EST/SP (2008). É líder do Círculo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa no Amazonas/ CIEPAM/UEA e responde pela Linha 1 – Educação, Cultura e Memória Histórica :um estudo interdisciplinar no contexto Amazônico.
Lourdes Brazil dos Santos Argueta – Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do projeto Construindo Caminhos para a Sustentabilidade, que é desenvolvido em escolas de São Gonçalo e Itaboraí desde 2009. O projeto concorreu ao premio de Boas Práticas de Sustentabilidade no RJ e foi o segundo colocado. Em 2010 ficou entre os 90 melhores em um concurso mundial. Ambos concursos foram promovidos pela ONU HABITAT e também selecionado pela UNESCO para ser apresentado na 1ª Conferencia Mundial de Educação para a sustentabilidade realizada na Alemanha em 2010.

Oficinas – RENAS

 

TEMA: Missão Integral – Mobilização e Engajamento da IgrejaA proposta da missão integral como agenda ministerial para a igreja é mais do que o mix evangelismo pessoal + assistência social (geralmente ações e projetos usados como isca ou argumento evangelístico). Há necessidade de uma reflexão séria para que a igreja entenda e se comprometa com a missão de Deus no mundo – Missio Dei, e que manifeste aqui e agora a maior densidade possível do Reino de Deus que será consumado ali e além (Robinson Cavalcanti). Qual o papel dos projetos nesse contexto? Como construí-los?

Silvia Regina Jorge Kivitzé assistente social com especialização em elaboração de projetos. Coordena a Rede IBAB Solidária, da Igreja Batista de Água Branca, que reúne 33 projetos e organizações.


TEMA: Evangelho Integral nas comunidades de Pescadores e Ribeirinhos

Análise panorâmica antropológica do pescador artesanal e ribeirinhos. Técnicas de abordagens evangelísticas em comunidades de pescadores e ribeirinhos. Desenvolvimento de Projetos com estudo de casos. Preparação e envio e planejamento de atividade de equipes voluntárias nas comunidades. Avanço do Evangelho Integral nas comunidades de Pescadores e Ribeirinhos no Brasil.

Evaldo Santos Silva de Almeida– casado, tem dois filhos, atuou como voluntário na obra missionária há mais de 20 anos, integrando equipes de saúde,evangelismo, construção e desenvolvimento de projetos comunitários, voluntário parcial na Administração e gestão financeira. Missionário de tempo Integral há 8 anos. Formado em Administração de Empresas e Contabilidade.

 

TEMA: Vida abundante do ponto de vista da criança

Objetivo:Levar o participante a chegar mais perto do conceito de “vida abundante” proposta nos Evangelhos a partir do olhar das crianças e a partir de uma reflexão sobre nossas próprias infâncias. Um segundo objetivo é levar nossos congressistas a descobrir a importância da prática da escuta, de se ouvir a criança e de perceber que Deus também se revela a elas.Estratégia: Uma oficina multisensorial. O missionário e fotógrafo James Gilbert fará uma exposição fotográfica na qual ele colocará em evidência fotos de várias crianças pobres, da cidade de Viçosa. São crianças com as quais ele desenvolveu um relacionamento especial para descobrir, seguindo-as pelo seus cotidianos e as entrevistando, suas perspectivas sobre “vida abundante”. A psicóloga Isabelle Ludovico conduzirá os participantes num tempo de reflexão sobre “O que é vida abundante!”. O que é de fato importante? O diálogo vai acontecer à medida que o grupo for passando pela exposição vendo imagens e ouvindo as falas gravadas das crianças, refletindo sobre a sua própria infância, e dialogando com a fala de Jesus: “Vim para que tenhais vida, e vida em abundância.”

Isabelle Ludovico da Silva, francesa de nascimento, brasileira de coração, e psicóloga com formação em Terapia familiar Sistêmica.

James Bruce Gilbert Missionário Norte-americano e pastor. Bacharel em Administração de Empresas Concordia University, Wisconsin, EUA. Especialização em missôes pelo Eastern Baptist Theological Seminary, Philadelphia, Pennsylvania. Mestrando em Teologia pelo Trinity Evangelical Divinity Seminary em Deerfield, Ilinois.

 

TEMA: O Evangelho e a Questão indígena no BrasilA situação social dos povos indígenas do Brasil. A igreja brasileira e possibilidades de participação para mudar o quadro social dos povos indígenas.

Eli Leão Catachunga – Vice- presidente do Conselho Nacional de Pastores e Lideres Evangélicos Indígenas- CONPLEI. Coordenador do departamento de Missões da missão Evangélica Indigena da Tribo Ticuna do Alto Solimões- OMITTAS. Cursou ensino médio em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Peniel no Rio de Janeiro.

TEMA: A Bíblia na recuperação da dependência química

Conceitos e estatísticas sobre a dependência química no Brasil. O poder Público e as ações no combate ao uso e abuso de drogas. Os 12 passos dos alcoólicos anônimos. O papel da família no tratamento da dependência química. A utilização da bíblia no processo terapêutico. A internação em uma comunidade terapêutica.

Emilene O. Araujo, é assistente social, mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de SP, pós-graduada em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. É Gestora da  COMTER –  Comunidades Terapêuticas em Rede e Gerente de Ação Social na Sociedade Bíblica do Brasil, responsável pelos projetos sociais da organização em nível nacional.

 

Luis Gustavo, é Presidente da Comunidade Terapêutica Conquista, Técnico em dependência química, vice presidente do CMAS de Itapecerica da Serra  e Gestor da Rede RENAS-SP e da COMTER –  Comunidades Terapêuticas em Rede.

TEMA: “Incidencia em politicas públicas: um convite a participação”

Resumo: A cada dia somos desafiados a olhar além. Nossos projetos são muitas vezes paleativos e não dão conta da complexidade que o problema social que enfrentamos. Uma forma de responder a esse desafio é apostar na implementação e eficácia de políticas publicas, mas ai surgem novas perguntas: que caminho seguir, que espaços ocupar, como nos colocar eticamente nesses espaços e para que eles servem mesmo? Nossa oficina colocará um espaço de dialogo sobre nossa inserção nos espaços públicos e como podemos otimizar a participação, por meio da troca de experiencias e dialogo franco sobre a politica de participação no Brasil.
Morgana Boostel- Psicóloga, mestranda em Ciências da Religião e Secretaria Executiva da Rede Fale

TEMA: “Cuidando de quem que cuida”

Resumo:Abordar asaúde emocional e física dos cuidadores, quando o cuidador deve procurar ajuda? Bem como as consequências do descuido com  a saúde do cuidador pode causar. Segundo Leonardo Boff (2001), a palavra cuidado tem amesma raiz da palavra cura. Cuidador remete àpalavra cuidado e significa aquele que cuida.Temas abordados: Aspectos biopsicossociais dos cuidadores; A família do cuidador; Síndrome de burnout: esgotamento emocional dos cuidadores; Cuidado preventivo  aos cuidadores: quando procurar ajuda? O valor da escuta terapêutica; A importância da amizade entre os cuidadores; Cuidado integral; Descasar é preciso;  e Perdão faz bem à saúde.

 

Maria Edith Pereira Martins é Psicóloga Clinica com Especialização  em Terapia Familiar Sistêmica, teóloga, Coordenadora do  Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos/AM e Vice Presidente Região Norte; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia CRP 20; Psicóloga da Ordem dos Ministros Evangélicos  do Amazonas  OMEAM; Psicóloga do Programa de Prevenção às Drogas Pró-Vida SSP/AM e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Terapia Familiar Sistêmica/FLT.

TEMA: Para além da Rio +20: fé cristã e a questão ambiental
Mobilizar a igreja para as questões socioambientais é uma necessidade e uma possibilidade real. Recentemente tivemos a mobilização e participação das igrejas de diferentes partes do Brasil no evento ambiental internacional Rio+20. Nesta oficina conversaremos sobre as estratégias e ferramentas utilizadas para alcançar este resultado, desde reuniões presenciais a uso das redes sociais.

Raquel Arouca é bióloga, doutora em ciências e educadora ambiental, atua como coordenadora de projetos na organização ambiental e cristã A Rocha Brasil.

 

Caio Marçal: Secretário de Mobilização da Rede FALE e missionário da Igreja de Cristo de Frecheirinha/CE.

TEMA: MJPOP – Monitoramento Jovem de Políticas Públicas.

Objetivo:Capacitar Adolescentes e Jovens para atuarem como protagonistas no monitoramento de políticas públicas e construção da cidadania nas comunidades ás quais pertencem.

Esboço:A metodologia é fundamentada em 5 elementos principais e aplicada em três fases que se retroalimentam. A metodologia MJPOP é uma ferramenta através da qual todos podem participar em prol do bem estar coletivo. Seus cinco elementos principais traduzem os princípios que norteiam a sua aplicação: Voz, Informação, Diálogo, Ação e Prestação de Contas.

 

Angela Karinne Bezerra Mota é Assistente Social e Especialista em Gestão de Políticas Públicas, trabalha na Visão Mundial desde 2007. Atualmente é Assessora Técnica de Desenho Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais.

TEMA: DM&A  – Desenho, Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais.

Objetivo:Oferecer ferramentas para o gerenciamento de programas e projetos sociais com qualidade e responsabilidade.

Esboço:Introdução: A utilização destas ferramentas proporciona aprendizagem através de planejamento com qualidade, ação e responsabilidade. Conceituação: Programas e projetos Ciclos do programa/projetos: Desenho, Monitoramento, Avaliação, Reflexão e Transição. Conceituação e passos de cada ciclo.

Dorothéa Luz – Socióloga, Especialista em Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais. Trabalha na Visão Mundial como gerente da Unidade Operacional no Amazonas.

 

Congresso Evangélico Nacional de Profissionais da Saúde

Plenária CENPS


Jorge Patpatian – Médico e sexólogo. Fundador da Associação Cristã Uruguaia de Profissionais da Saúde (ACUPS). Membro do corpo de diretores da Associação Internacional de Médicos e Dentistas Cristãos (ICMDA). Diretor da Editora ACUPS e autor de várias publicações. Conferencista sobre temas ligados a saúde e sexualidade sob a perspectiva cristã. Casado com Anahid. O casal tem um filho, Sérgio. Reside em Montevideo, Uruguai.
Petrúcia de Melo Andrade –  Psicóloga, pós graduada em Criminologia, Gestora Pública, atua no Enfrentamento a Violência Sexual pelo PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em todo território Nacional, na Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Membro da Igreja Batista Getsêmani em Belo Horizonte-MG.
Roberth Milton Oliveira Amarildo – Missionário Médico / IPM Graduado em Medicina UMSA, líder da Comunidade Crista Universitária CCU La Paz – Bolívia – Médico do Hospital Metodista La Paz – Bolívia, Assessor e facilitador em Saúde – Vision Mundial Bolívia, Assessor Técnico em Saúde – Visão Mundial Brasil/ Unidade Operacional Amazonas Coordenador Projeto Amazon Vida – parceria IPM-Mackenzie.
Pablo Fayes Freille – Casado com Salma, pai de 3 filhos. Médico missionário, enviado pela Igreja dos Irmãos Livres na Argentina.Médico cirurgião pela Universidade Nacional de Cordoba.Graduado e ordenado Pastor no seminário Christ for the Nations, Dalas, Tx.Missionário tempo integral no Amazonas desde 2003. Membro da Igreja Presbiteriana de Manaus e parte da equipe de saúde nos Barcos Hospitalares da IPM, trabalhando nas comunidades ribeirinhas e tribos indígenas nos rios da Amazônia Brasileira.Trabalhando também em parceria de projetos de curto prazo com organizações como Asas de Socorro, Missão Amazon Outreach, Visão Mundial e outros.

 

Roseli M. Kühnrich de Oliveiraé psicóloga clínica com especialização em Terapia Familiar eMestre em Teologia. É assessora científica do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, docente por EIRENE, leciona e presta assessoria à várias instituições religiosas e de ensino, tanto de formação como de Pós Graduação, especialmente na abordagem de Aconselhamento e Psicologia Pastoral.Autora de: Pra não perder a alma – o cuidado aos cuidadores (Sinodal, 2012) Cuidando de quem cuida: Um olhar de cuidados aos que ministram a Palavra de Deus (Sinodal/EST), e co-autora de Bençãos e Traições, a história das famílias de Abraão, Isaque e Jacó, Ed. Ultimato/Esperança, além de outros textos e publicações.
Gerson Pacheco- Diretor Nacional do ChildFund Brasil /Fundo para Crianças há seis anos. Nesta mesma instituição, foi membro da Assembléia Geral por 16 anos (sendo 10 anos como membro da Diretoria Voluntária e 6 dedicados à Tesouraria). Consultor, por 2 anos, daAssociação Nacional dosDistribuidores de Papel (ANDIPA), onde liderou a criação e implantaçãodo Conselhoe do Comitê Setorial de Papel no Brasil. Administrador de empresas com MBA em Finanças, trabalhou na Xerox do Brasil por 31 anos. Cursou MBA “Advanced Management School”em Boston (USA) e extensãoem Lean Six Sigmano “George Group” (Dallas-EUA). Participou do time vencedor do Prêmio Europeu de Qualidade, sediado na Inglaterra e, implantou a primeira Central de Atendimento ao Cliente do Brasil (Bauru/SP). Tem 57 anos, casado há 39 anos com Lea Maffeis, tem três filhas, cinco netas e três netos.
Lea Maria Maffeis Pacheco, Bióloga, Pedagoga  e Psicóloga Clinica com especialização em Terapia Familiar Sistêmica. Curso de extensão básica em Dependência Química. Curso de extensão em Família Conflituosa com ênfase no Incesto.  Integrante do AMEFI (Ambulatório Especial de Acolhimento e Tratamento da Família Incestuosa). Dividindo residência entre  Belo Horizonte e Niterói, casada com Gerson Pacheco há 39 anos, com três filhas e 8 netos.
André Aureliano, carioca, Médico, formado no curso de Missão Integral no Centro Evangélico de Missões em Viçosa e no Curso de Linguística e Missiologia na Associação Linguistica Evangélica Missionária, Tem experiência em Atendimento médico em contextos de Catástrofes e de Comunidades Indígenas no interior da Amazônia. É missionário da APMT, atualmente trabalhando na Amazônia em projeto de saúde com povos indígenas. Casado com Marcelle e pai do Samuel e Marissol.

Últimas do blog